Campanha de Ideias

Passo a passo para criar uma campanha de ideias

Você sabe como desenvolver ou criar uma campanha de ideias no seu negócio? Essa questão é bastante relevante, pois ajuda nos processos inovadores das empresas. Dessa forma, as organizações conseguirão desenvolver soluções únicas no mercado e, assim, ganharem destaque.

Quem desenvolve uma campanha efetiva tem maior probabilidade de desenvolver produtos inovadores. Com isso, aumenta-se as chances da empresas alcançarem mais clientes e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Pensando na importância desse tema, neste post informaremos o que é o banco de ideias, quais as vantagens para as organizações, destacaremos sobre a importância de mantê-lo atualizado e explicaremos o passo-a-passo visando ajudá-lo a montar uma boa campanha. Continue com a gente.

O que é o banco de ideias?

Ele faz referência a um espaço de armazenamento pré-definido. Nesse local, armazena-se as sugestões de funcionários de diferentes departamentos da empresa. Com o número amplo de ideias e de pessoas com diferentes visões de mundo, fica mais fácil desenvolver projetos inovadores. Uma das melhores práticas de fazer isso é por meio do brainstorming, pois há a junção de um amplo número de ideias e elas podem gerar insights valiosos aos projetos da empresa.

Quais as vantagens para as organizações?

A campanha apresenta diferentes benefícios para as empresas. Primeiramente, será possível ter acesso a diferentes visões de mundo. Isso ocorre porque pessoas de diferentes setores da empresa poderão dar a sua contribuição no desenvolvimento dos projetos da companhia. Como não há julgamento, ao menos na etapa inicial, sobre qual é a melhor ideia, os colaboradores tendem a se sentir mais à vontade para exporem o seu ponto de vista. Essa característica é muito importante, pois torna-se possível desenvolver um ambiente favorável à inovação. Nem é preciso explicar muito que os processos inovadores são um dos principais segredos das empresas que se destacam no mercado.

Qual a importância de atualizar o banco de ideias?

A atualização do banco é importante para qualquer tipo de empresa. Essa questão ganha uma importância ainda maior nas companhias de grande porte. Isso ocorre porque nessas organizações, várias pessoas contribuem com sugestões. Por isso, é necessário fazer a atualização constante para que os gestores fiquem sabendo, o quanto antes, sobre as melhores soluções. Eles também podem conhecer insights valiosos e que podem desenvolver diferenciais ao negócio.

Qual a importância de assegurar a participação de várias pessoas?

Como mencionado anteriormente, quanto mais pessoas participarem da campanha, melhor. Isso porque elas terão diferentes visões de mundo, terão contato com um amplo volume de ideias e, posteriormente, será possível fazer a seleção dos projetos viáveis ou aqueles que mais contribuirão para o crescimento da companhia como um todo.

Qual o passo a passo para montar o banco de ideias?

Destacamos anteriormente sobre a importância de criar uma campanha. Agora, você deve estar se perguntando: como fazer isso na prática? Não há muitos segredos em relação a isso. Continue a leitura e descubra o passo a passo para otimizar o processo no seu negócio.

Armazenar em um local centralizado

Primeiramente, após ter o contato com diversas ideias, a sua empresa deve armazená-las em um local centralizado. Dessa forma, será mais fácil consultá-las quando necessário e a sua tarefa de colocá-las em prática também ficará facilitada.

Capacitar e envolver as pessoas

Para ter novas ideias é necessário ter pessoas. Por esse motivo é muito importante estar atento em relação a esse aspecto. A capacitação é um dos elementos fundamentais, pois deixarão uns funcionários mais preparados para propor soluções inovadoras ao seu negócio. O envolvimento também é fundamental nesse processo. Isso porque, se as pessoas estiverem motivadas, elas estarão dispostas a darem o máximo pela empresa e, se esforçarem ao máximo no desenvolvimento de novas sugestões.

Descentralizar o processo de aprovação de ideias

A centralização de aprovação nem sempre é algo positivo, pois ela se torna um gargalo no processo de ideação. Isso acontece por diferentes motivos. O primeiro deles é que colaborador envia uma ideia e demora bastante para receber um feedback ou ser aprovada, o que desestimula qualquer pessoa. A outra questão é que, com a centralização, a empresa perde oportunidade de contar com diferentes visões na elaboração de sugestões visando otimizar o desempenho da companhia. A descentralização, por outro lado, torna processo de inovação mais ágil. Dessa forma, as melhores soluções tendem ser implementadas com agilidade na organização.

Investir em um programa de reconhecimentos dos funcionários

Destacamos anteriormente que as ideias inovadoras partem das pessoas. Por esse motivo, é fundamental incentivar o engajamento do seu time. Uma das melhores formas de otimizar a prática é por meio do reconhecimento dos empregados. Todos os meses, a sua empresa pode premiar os profissionais mais inovadores. Há diferentes ideias que ajudarão a esse reconhecimento. A empresa pode usar, por exemplo, os murais ou televisores de refeitório para essa finalidade. Essa prática é muito simples, mas estimulará a participação das pessoas nos processos inovadores. Há companhias ainda que retornam aos colaboradores parte dos lucros obtidos com as inovações propostas. Outras organizações que recompensam os colaboradores por meio de uma implantação de um sistema de pontuação e resgate de prêmios (pode ser viagens, eletrodomésticos, entre outras possibilidades). Perceba que não há uma regra exata sobre qual é a melhor forma de reconhecimento dos profissionais. Há várias possibilidades. Ofereça aquelas que sejam viáveis financeiramente e, ao mesmo tempo, tragam satisfação aos empregados.

Contar com um software de gestão

Com o desenvolvimento da cultura da inovação empresa, é fundamental contar com sistema de gestão. A ferramenta ajudará no controle das ideias em andamento e, consequentemente, facilitará o trabalho implementá-las futuramente. A campanha de ideias é uma das práticas mais importantes no desenvolvimento de processos inovadores nas empresas. Quem estimula essa questão terá a oportunidade de conhecer diferentes soluções para a resolução de um problema. Além disso, terão contato com insights valiosos e que possam ajudar na expansão do negócio. Está com alguma dúvida sobre como criar uma campanha de ideias na sua empresa? Deixe o seu comentário no post! Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer os seus questionamentos sobre o tema.