4 formas de identificar os colaboradores mais participativos da sua empresa

São muitos os fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa; no entanto, um deles é comum a todas elas: o nível de participação dos funcionários.

Uma gestão participativa é aquela que busca integrar a expertise dos seus funcionários para melhorar a tomada de decisão na empresa e gerar ideias criativas aos desafios da organização. Em outras palavras, uma estrutura participativa permite que os funcionários em todos os níveis impactem positivamente as operações e metas da empresa.

Mas não basta oferecer um ambiente que incentive a participação e que forneça as ferramentas necessárias para que a equipe crie e implemente as melhores ideias; é preciso saber identificar os colaboradores mais participativos para que esta se torne parte da cultura da empresa.

Abaixo, compilamos uma pequena lista com as formas de identificar os colaboradores mais participativos na sua organização.

1. Qual o nível de dedicação do colaborador?

A dedicação inclui um forte senso de apoio e lealdade a uma função empresarial ou profissional. Os colaboradores mais participativos e comprometidos costumam ser mais voltados para o propósito da empresa e suas metas de negócios.

Como um colaborador dedicado, ele estará comprometido em abordar questões e problemas por um novo viés, que permita à empresa executar suas atividades da melhor maneira e otimizar as operações.

Um colaborador dedicado pode ser identificado através das seguintes características:

  • Paixão pelo seu trabalho;
  • Uma atitude positiva em relação ao seu trabalho em geral;
  • Pontualidade para todos os eventos relacionados ao trabalho;
  • Flexibilidade ao atribuir tarefas.

Um colaborador dedicado não precisa de muita experiência em seu campo, mas está disposto a realizar o treinamento e o trabalho necessários para obter a experiência de que precisa. Eles são orientados para metas e têm maior probabilidade de fortalecer quaisquer qualidades que possam precisar melhorar.

2. O colaborador se mostra confiante no trabalho?

A confiança e a participação geralmente funcionam bem juntas. Funcionários confiantes não apenas acreditam em suas próprias habilidades para gerenciar tarefas, mas também têm maior probabilidade de convencer gerentes, colegas de trabalho e clientes de suas ideias.

As características que um colaborador confiante possuí incluem:

  • Escutar mais do que falar;
  • Está sempre procurando formas de melhorar as habilidades;
  • Sabe quando pedir ajuda;
  • Se adapta rapidamente a uma nova função.

Colaboradores confiantes acham mais fácil aceitar os desafios no local de trabalho. Isso inclui a busca imediata de maneiras de superar esses desafios e ter sucesso em suas tarefas atuais.

3. Como o colaborador lida com trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é um requisito na maioria dos ambientes de trabalho. A colaboração bem-sucedida requer excelentes habilidades de comunicação, paciência, tolerância e dedicação.

Ao demonstrar fortes habilidades de trabalho em equipe, o colaborador também pode exibir uma série de outras habilidades desejáveis, que serão uma adição positiva à equipe atual.

Bons jogadores de equipe são:

  • Flexíveis com mudança;
  • Comprometidos com seu próprio sucesso e com o sucesso da equipe;
  • Confiáveis e responsáveis;
  • Inovadores ao solucionar problemas;
  • Apoiadores de seus colegas de trabalho.

Em organizações que dependem muito do trabalho em equipe, a adaptabilidade também é importante. Um membro da equipe que pode se adaptar rapidamente a diferentes funções geralmente terá mais facilidade em ingressar em uma equipe existente.

4. O colaborador possui independência para sugerir ideias?

A capacidade de trabalhar de forma independente é tão importante quanto a capacidade de trabalhar bem em equipe. Mesmo em organizações que são fortemente orientadas para seus times, seu colaborador ainda precisa ter autonomia para realizar as atividades sozinho e contribuir com ideias e novas soluções.

Como um colaborador independente, ele ou ela deve oferecer o seguinte:

  • Facilidade de focar;
  • Desenvoltura;
  • Habilidades de gerenciamento de tempo;
  • A capacidade de criticar e editar seu próprio trabalho.

Bônus: medindo os colaboradores mais participativos

Você pode achar que a única forma de medir quais são os colaboradores mais participativos na empresa é através da observação. No entanto, assim como com quase tudo no local de trabalho moderno, é possível automatizar também essa tarefa.

Utilizar uma plataforma que permite mapear todo o ciclo de vida da inovação na empresa ajudará a identificar os colaboradores mais participativos de forma objetiva e concreta.

Por meio dela, é possível identificar aqueles que geram ou contribuem com ideias promissoras, apoiam o desenvolvimento de Business Cases, contribuem na seleção e priorização de propostas, gerenciam o portfólio de investimentos, além de avaliar indicadores que exibam os níveis de participação.

O Teams Ideas™ possibilita tudo isso em uma única plataforma. Clique aqui e conheça mais sobre a solução!

Saiba como iniciar a Transformação Digital do seu negócio