estratégias de inovação

Como definir estratégias de inovação viáveis e rentáveis?

Você sabe como definir estratégias de inovação viáveis e rentáveis para o seu negócio? Essa pergunta realmente é bastante pertinente, pois os processos inovadores são um dos principais segredos das empresas de sucesso. 

Apesar disso, nem todas as ideias inovadoras podem ser colocadas em prática nas empresas. É necessário que as propostas sejam viáveis e rentáveis aos negócios para que sejam colocados em prática.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post apresentaremos o passo que o ajudará a implementar as práticas inovadoras e, consequentemente, a gerar ideias viáveis e rentáveis ao seu negócio. Acompanhe a seguir.

O que é necessário para iniciar as estratégias de inovação viáveis e rentáveis?

Diversas questões contribuem para a criação de um ecossistema favorável para o surgimento de ideias inovadoras. Entre elas estão a criação de um ambiente favorável, o engajamento dos funcionários, a colaboração dos empregados, o ato de promover as ideias promissoras e o reconhecimento dos melhores colaboradores. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Criar um ambiente favorável

Sem dúvida, o primeiro passo na definição de estratégias de inovação viáveis e rentáveis é a criação de um ambiente que seja propício para a implementação de ideias ou práticas inovadoras no mercado.

Realmente essa questão é complexa e esse processo não é implementado de um momento para o outro. Na criação de um ambiente favorável à inovação é importante estimular o brainstorming, ou seja, o desenvolvimento de novas ideias e contar com funcionários com perfis diferentes (valorizar a diversidade na sua equipe).

Além dessas questões, é fundamental se preocupar com os funcionários. É necessário qualificá-los com a intenção de deixá-los preparados para enfrentar os desafios do mercado e estarem atualizados em relação às tendências da sua área de atuação. Também é muito importante estimular cada pessoa a gerar novas ideias e se aprimorar cada vez mais.

Nesse contexto de criação de um ambiente favorável, ainda há ferramentas tecnológicas. Elas facilitam o desenvolvimento de um ambiente colaborativo e aumentam a produtividade. Vale muito a pena investir nesses recursos.

Iniciar uma campanha

Outro passo importante na definição ou no desenvolvimento de estratégias de inovação viáveis e rentáveis é a criação de uma campanha de ideias. 

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância dessa prática? Com a campanha, os funcionários estarão estimulados e saberão que os seus pensamentos serão ouvidos na empresa. Esse é um dos fatores que mais influenciam no desenvolvimento de ideias inovadoras no mercado.

Engajar os funcionários

Não há dúvidas de que o engajamento dos funcionários é outro fator relevante e que também contribui para o surgimento de novas ideias nos negócios. Há vários motivos para que isso aconteça.

Primeiramente, quanto mais pessoas dispostas, incluindo os empregados, a desenvolverem novas ideias, maiores serão as probabilidades de o seu negócio desenvolver soluções inovadoras no mercado e de forma a atender às necessidades dos seus clientes.

Além disso, há também a própria questão do incentivo. Quando as pessoas são incentivadas, elas estão dispostas a produzir mais e também a se aperfeiçoar mais. Essa mesma lógica também se aplica aos processos inovadores.

Colaboração dos empregados

Como mencionamos, há as soluções tecnológicas que facilitam na construção de um ambiente colaborativo e  aumentam a produtividade, dentro do conceito de digital workplace. 

Somado a isso, é muito importante incentivar um ambiente colaborativo na sua organização. Existem vários aspectos positivos em relação a essa questão.

Primeiramente, os colaboradores estarão mais propensos a se ajudarem entre si. Além disso, os funcionários tendem a se sentir mais dispostos a colaborar com o desenvolvimento de novas ideias na sua empresa e que também podem ser úteis para serem implementadas no mercado.

Promoção de ideias promissoras

Em um ambiente inovador, é natural que apareçam várias ideias. Algumas podem ser extremamente úteis e outras nem tanto. Há ainda alguns pensamentos que podem servir como base ou um direcionamento para o desenvolvimento de um produto inovador.

Nesse contexto, a qualidade e a quantidade são extremamente úteis. O grande número de ideias facilita o contato da sua empresa com a diversidade, ou seja, com a pluralidade. Pessoas com diferentes visões de mundo podem contribuir de formas distintas para o crescimento da sua organização. Realmente isso é muito bom, não é mesmo?

Diante dessa ampla variedade de ideias, é fundamental promover as mais promissoras e, consequentemente, colocá-las em prática. Esse último passo é importante, pois o ajudará a verificar se apresenta os resultados esperados e também se é uma das estratégias de inovação viáveis e rentáveis.

A questão da análise dos resultados é um dos passos mais importantes nas organizações. Isso se aplica a diversos setores e atividades da companhia. Incluindo, por exemplo, marketing, finanças, vendas, logística, entre outros.

Em relação aos processos inovadores, após a implementação de uma ideia, verifique se os resultados dela estão favorecendo o seu negócio a conquistar as metas ou os objetivos estabelecidos. Em caso positivo, mantenha em prática. Caso contrário, é possível pensar em formas ou em soluções que possam tirar ou reduzir os gargalos da empresa e, consequentemente, fazer as mudanças necessárias.

Reconhecimento dos colaboradores

Como as ideias inovadoras partem das pessoas, o engajamento e o reconhecimento dos funcionários que integram a sua equipe é essencial para assegurar resultados positivos com a inovação corporativa.

Existem diversas formas de colocar esse hábito em prática. Alguns exemplos estão a prática de mostrar para toda a companhia os profissionais inovadores do mês em um refeitório ou mesmo nos murais, por exemplo. Isso estimula a participação dos empregados nos processos inovadores.

Outras organizações retornam para os empregados parte dos ganhos ou dos lucros obtidos com as inovações propostas. Essa prática, porém, nem sempre é fácil, pois é necessário mensurar qual foi o ganho obtido com um projeto. Quando isso for possível, vale muito a pena implementar essa prática na sua companhia.

Outra forma válida de recompensar os funcionários é por meio de um sistema de pontuação e resgate de prêmios. A companhia concede pontos aos empregados mais engajados na inovação e, depois, a pessoa pode trocá-los por prêmios. Entre alguns exemplos estão viagens, móveis, eletrodomésticos etc.

O Teams Ideas é uma solução que pode ajudar na implementação de estratégias inovadoras e viáveis no seu negócio. Quer conhecer essa ferramenta e lançar o seu primeiro desafio de ideias? Aproveite o módulo IDEATION, o primeiro módulo é grátis.