power-platform

O que é Power Platform e como ela pode contribuir para acelerar a inovação

Power Platform é hoje um dos carro-chefe da Microsoft, e não é difícil explicar as razões. As ferramentas que compõem o pacote ajudam as empresas a darem um passo importante rumo a inovação e a transformação digital. Mas como exatamente isso acontece?

A suíte da Microsoft é composta por quatro aplicativos que, isolados, atendem a necessidades específicas de negócios e já trazem muitos benefícios, mas juntos são uma plataforma poderosa para construir os pilares básicos da transformação digital de uma empresa.

O Power Apps, Power Automate, Power BI e, mais recentemente, o Power Virtual Agents permitem que usuários não técnicos ganhem autonomia para desenvolver soluções modernas que atendam às suas necessidades. Afinal, quem melhor do que o próprio usuário para saber como uma nova aplicação pode otimizar seu fluxo de trabalho?

Power Platform é sobre isso: atender os usuários naquilo de que eles mais precisam. Abaixo, fazemos uma rápida introdução para que você conheça a plataforma e saiba como ela pode ajudar a sua empresa!

O que é o Microsoft Power Platform?

O Microsoft Power Platform é uma suíte de aplicações composta por quatro ferramentas:

  • Power Apps: uma plataforma de desenvolvimento no code, low code;
  • Power Automate: uma aplicação baseada em templates que permitem construir fluxos de trabalho e automatizar tarefas;
  • Power BI: ferramenta de análise de dados em tempo real; e
  • Power Virtual Agents: aplicação que permite construir chatbots baseados em Inteligência Artificial de forma simples e intuitiva.

A ideia principal do Microsoft Power Platform é dar poder ao usuário de negócios, disponibilizando ferramentas simples, intuitivas e com capacidade de entregar soluções de negócios robustas sem a necessidade do envolvimento de desenvolvedores ou especialistas em TI.

Todas as ferramentas da plataforma são baseadas em um modelo de pouca codificação que permite a usuários de todos os níveis técnicos a trabalhar em cima de dados, criar aplicações ou usar IA para resolver problemas.

Com o Power Platform, os departamentos da empresa ganham independência da área de TI. Por um lado, eles conseguem resolver seus próprios problemas de maneira mais rápida e, na maioria dos casos, eficiente, uma vez que sabem exatamente como suas dores podem ser solucionadas. Por outro, os profissionais de TI são liberados para tarefas mais estratégicas e alinhadas aos objetivos gerais de negócios.

Quais são os 4 pilares do Microsoft Power Platform?

Cada uma das ferramentas do Microsoft Power Platform é construída em cima de 4 pilares, fundamentais para as estratégias de inovação e transformação digital de qualquer empresa: (1) a análise de dados, (2) a automação de processos, (3) o desenvolvimento de aplicativos e (4) o atendimento virtual aos clientes.

Abaixo, falamos um pouco sobre cada um desses pilares.

1. Análise de dados

Os ingredientes para o sucesso de qualquer empresa estão dentro dela. Os dados que sua empresa gera podem informar e direcionar o negócio para o sucesso — a grande questão é que, atualmente, são tantas as informações geradas que pode ser difícil “escavar” entre elas para encontrar o que de fato é valioso.

É exatamente isso que o Power BI permite: minerar seus dados para que os insights importantes possam ser encontrados. Em última análise, o Microsoft Power BI permite atingir três objetivos principais dos negócios da atualidade:

  • entender quem é e o que seu cliente quer para entregar produtos e serviços que atendam exatamente às suas necessidades;
  • identificar gargalos nos processos de negócios para aumentar a produtividade interna;
  • realizar projeções precisas de custos financeiros para otimizar os gastos.

2. Automação de processos

Todo departamento de uma empresa possui tarefas que podem ser automatizadas. Em geral, são aquelas tarefas repetitivas, tediosas e burocráticas, que não trazem muito valor ao processo como um todo, mas que são necessárias para que as coisas sigam funcionando.

O Power Automate permite automatizar essas tarefas criando fluxos de trabalho simples que devem seguir até serem concluídos. Esses fluxos podem ser automatizados e acionados sem que seja necessário um comando, apenas com um simples toque de um botão.

Eles ainda podem ser programados para que aconteçam em determinados momentos ou sempre que um gatilho for acionado no processo. Seja qual for a escolha, tudo é criado em uma interface intuitiva e simples, sem a necessidade de conhecimentos em desenvolvimento de códigos.

3. Desenvolvimento de aplicativos

O mundo de hoje é baseado em aplicações. Elas tornam todo tipo de tarefa mais simples: desde pedir um carro de transporte até achar um quarto para alugar por uma noite. No mundo dos negócios, não seria diferente.

Você mesmo pode pensar em diferentes aplicativos que, se construídos, tornariam suas atividades na empresa mais simples e rápidas. No entanto, desenvolver esses sistemas era um processo caro e dependente de profissionais especializados que geralmente não têm muito tempo. Não mais.

O Power Apps é a plataforma de desenvolvimento no code, low code da Power Platform. Ele permite que os próprios funcionários, dentro de cada um dos seus departamentos, desenvolvam os aplicativos de que precisam sem depender da TI da empresa.

Isso desafoga a TI, além de otimizar a experiência do colaborador, que pode construir exatamente aquilo de que precisa, quando precisa.

4. Atendimento virtual ao cliente

O consumidor de hoje quer ser bem atendido — e o que quer na hora e no lugar que preferir. No entanto, agentes humanos têm limitações físicas, e manter uma equipe de atendimento sempre disponível 24 horas por dia pode ser caro e estressante.

O Power Virtual Agents é a mais recente adição da Power Platform. Ele permite criar chatbots baseados em Inteligência Artificial para que sua empresa tenha uma força de trabalho eficiente e sempre disponível.

Os bots podem servir como um primeiro atendimento para que seu cliente nunca fique sem resposta. Eles também solucionam as demandas mais simples e podem direcionar as mais complexas exatamente para o profissional que será capaz de resolvê-la.

Como adotar o Microsoft Power Platform na minha empresa?

Sem dúvidas, a Power Platform pode trazer muitos benefícios à sua organização e colocar seu caminho em direção ao futuro. Ela pode contribuir para acelerar o processo de inovação e transformação digital nas empresas, permitindo a criação rápida de protótipos, ou MVP´s (Produto Mínimo Viável), testagem e validação em ambiente real, correção de rumo e até escalar as soluções desenvolvidas.

No entanto, para realmente ter sucesso, a adoção da plataforma deve seguir uma curva de aprendizado.

Além disso, as diversas partes móveis que compõem a Power Platform podem trazer um certo nível de complexidade à sua utilização, exigindo que a empresa tenha apoio de profissionais especializados para reduzir a curva de aprendizado e desenvolver soluções em escala para toda a empresa, sem perder a governança das aplicações. Imagine poder contar com uma equipe de especialistas para acelerar as iniciativas de inovação e promover a transformação digital com tecnologias já disponíveis na sua empresa.

O PowerSquads by Prosperi é exatamente isso. Um esquadrão de especialistas nas tecnologias Microsoft que está a sua disposição para aproveitar ao máximo o potencial da plataforma.

Você escolhe o desafio, o perfil necessário para o desafio, e os nossos especialistas desenvolvem com a sua equipe as soluções.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nessa jornada.