programa de ideias

Como o programa de ideias beneficia a gestão da empresa em tempos de crise

A inovação é o que mantém os negócios vivos. Ela ajuda a construir relacionamentos com os clientes, atendendo a necessidades específicas e permitindo que as empresas prosperem mesmo em face da adversidade.

De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, 81% das empresas digitalmente maduras pesquisadas citam a inovação como um ponto forte do sucesso de sua organização.

Os líderes empresariais buscam criar estratégias inovadoras que promovam o crescimento. Durante crises como a causada pela COVID-19, a tecnologia está levando a concorrência para além das fronteiras tradicionais. Os concorrentes passaram  de empresas locais a negócios de todo o mundo.

O que você pode fazer, portanto, para sair de momentos desafiadores ainda mais forte? Neste post, abordaremos como o programa de ideais beneficia a gestão da empresa em tempos de crise!

Programa de ideias: os benefícios em tempos de crise

O surto da doença COVID-19 representou grandes desafios para a economia mundial e a vida diária das pessoas e terá consequências de longo alcance, mesmo após o fim da pandemia. Ao mesmo tempo, a crise também é um forte motor de criatividade e inovação.

De fato, se examinado de perto, já se pode observar a criatividade e inovação emergindo em diversos setores nas empresas dos países afetados pela pandemia.

Se tomarmos a educação online, por exemplo, veremos que, historicamente, houve uma certa aversão a esta forma de aprendizagem, em parte por causa do medo do desconhecido, em parte porque significada dar um grande passo que poderia resultar em fracasso.

Agora, neste tempo de crise, vemos como todas as soluções inovadoras em educação, como aplicativos de aprendizagem e aulas virtuais, aos quais éramos tão resilientes, estão entrando em ação e fornecendo o suporte e a infraestrutura necessários para que o aprendizado prossiga.

Em meio a uma crise, o risco parece ser mais aceitável porque, de repente, não tentar pode ter consequências piores do que buscar novas alternativas.

Foi em meio a uma crise que os sistemas de programa de ideias empresarial surgiu em primeiro lugar — a Segunda Guerra Mundial impulsionou o desenvolvimento de diversas tecnologias e processos que vemos no mercado até hoje.

No entanto, ainda há resistência quanto ao investimento em um programa de ideias. Segundo uma pesquisa da McKinsey, durante a crise do coronavírus grande parte dos executivos estão focando somente na continuidade dos negócios, deixando para retomar seus programas de inovação quando o cenário estiver estabilizado.

Contudo, acreditamos que, especialmente em tempos de crise, as ações mais urgentes a serem tomadas incluem:

  • adaptar o núcleo para atender às mudanças nas necessidades dos clientes;
  • identificar e abordar rapidamente novas áreas de oportunidade sendo criadas pelo cenário em mudança;
  • reavaliar o portfólio de iniciativas de inovação e garantir que os recursos sejam alocados de forma adequada;
  • construir a base para o crescimento pós-crise, a fim de se manter competitivo no período de recuperação.

Mas como isso é feito?

Como implantar um programa de ideias em tempos de crise

Durante uma crise, os líderes empresariais se esforçam para criar estratégias de inovação que agreguem valor aos clientes. Embora não haja como prever exatamente como uma crise como a COVID-19 afetará seus negócios, existem etapas que você pode seguir para acelerar seu programa de ideias e maximizar os esforços:

1. Liderança e compromisso

Se há um momento em que um bom líder teria que ver o quadro maior e possibilidades alternativas, é esse. Uma boa liderança é o esteio dos esforços de inovação de uma empresa e a engrenagem central na implementação de um programa de ideias e colaboração.

Há um mundo totalmente novo de possibilidades não descobertas; o trabalho de um líder de inovação (seja um CEO ou chefe de inovação) é canalizar o senso de propósito de sua organização para a força de trabalho e promover a ideação e a experimentação como um meio de atingir metas estabelecidas, juntas.

2. Estratégia focada em pessoas

Quando a maior força de uma empresa é sua força de trabalho, uma mudança na dinâmica da empresa nessa escala pode perturbar até mesmo as organizações mais estáveis. Por esse motivo, os esforços devem ser redobrados para colocar as pessoas em primeiro lugar e aproveitar os conjuntos de habilidades e perspectivas exclusivas de cada indivíduo.

De canais de comunicação online a ferramentas de gestão da inovação, uma estratégia que prioriza as pessoas — principalmente quando estão remotas —- garante atenção conjunta, coesão e, em última instância, a continuidade de uma cultura de pensamento inovador em tempos de crise.

3. Objetivos claros

Quando as coisas ficam agitadas, pode ser fácil perder de vista seus objetivos de inovação e seu senso de propósito. No entanto, é mais importante agora do que nunca. Depois de reajustar as metas estratégicas e operacionais e garantir que permaneçam no centro de sua agenda de inovação, elas devem ser traduzidas em um plano ágil e rigorosamente respeitado. 

4. Fábrica de ideação forte

Pode parecer uma tarefa difícil com uma força de trabalho dispersa, mas aproveitar a inteligência coletiva é realmente o pilar fundamental do programa de ideias. Em tempos de crise, as organizações precisam das melhores ideias para concretizá-las com facilidade e rapidez. E suas ferramentas de comunicação comuns ou caixas de ideias convencionais provavelmente não estarão à altura do desafio.

As ideias mais fortes podem vir de qualquer pessoa, em qualquer lugar. A inovação colaborativa ainda é possível fora das paredes de uma organização. Métodos como gamificação ajudam a manter os níveis de entusiasmo altos e seus funcionários engajados, enquanto ferramentas como software de inovação colaborativa podem ajudá-lo a nutrir uma cultura de inovação. 

5. Flexibilidade e resiliência

Adaptabilidade é a chave para superar quaisquer obstáculos que surjam, ajudando as organizações a prosperar independentemente dos contratempos. A criação de estruturas flexíveis e adaptáveis, especialmente em setores que podem ser os mais atingidos, permite que as organizações agarrem novas oportunidades de crescimento. 

E você, como está caminhando no seu programa de ideias? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!