o que é crowdsourcing

Saiba o que é o crowdsourcing e como colocar em prática

O crowdsourcing causa grande impacto ao ser adotado por empresas de diversos setores em todo o mundo. Sendo extremamente poderoso quando utilizado no lugar certo e na hora certa.

Você pode ter ouvido o termo antes — mas sabe o que realmente ele significa? Descubra mais sobre o que é crowdsourcing, como funciona e por que empresas estão usando essa prática para melhorar suas operações e inovar.

O que é e para que serve o crowdsourcing?

A internet e as mídias sociais aproximaram as organizações de seus stakeholders, lançando as bases para novas formas de colaboração e criação de valor. Graças à nossa conectividade crescente, agora é mais fácil do que nunca para os indivíduos contribuírem coletivamente para um projeto ou causa, seja com ideias, tempo, experiência ou fundos.

Essa mobilização coletiva é chamada de crowdsourcing. O crowdsourcing é o processo de reunir indivíduos com um interesse em comum para solucionar um problema. Ele busca mobilizar um grupo de pessoas com visões e habilidades diferentes, de forma voluntária, para encontrar novas abordagens na solução de problemas – complexos ou do dia a dia, prover um serviço, criar conteúdo ou até mesmo investir recursos para financiar alguma ideia ou proposta.

Esse fenômeno pode fornecer às organizações acesso a recursos, novas ideias e soluções, maior engajamento do consumidor, oportunidades de cocriação, otimização de tarefas e redução de custos.

Como o crowdsourcing funciona?

O crowdsourcing se tornou uma ferramenta importante para as empresas em uma variedade de áreas, incluindo coleta de dados, criação de eficiências operacionais e solução de problemas em geral. Isso permitiu que muitas empresas crescessem em um ritmo sem precedentes, a ponto de a prática revolucionar setores inteiros.

Algumas empresas usam crowdsourcing para atingir objetivos específicos ou para gerar ideias. A maneira como uma empresa decide reunir os talentos que realizarão essas tarefas geralmente está relacionada ao seu objetivo com o crowdsourcing.

Existem diversos exemplos de uso do crowdsourcing por empresas de todo o mundo, alguns estão tão incorporados ao nosso dia-a-dia, que nem percebemos a nossa colaboração com um serviço ou produto que soluciona um problema coletivo. Um exemplo é o aplicativo Waze, que utiliza as informações compartilhadas pelos usuários para ajudar a melhorar a mobilidade urbana nas cidades.

Uma empresa pode usar um espaço digital — às vezes chamado de plataforma de crowdsourcing — para reunir essas pessoas em um lugar e colaborar na busca por soluções inovadoras. A Natura, empresa de cosmético e líder mundial em vendas direta, utiliza o poder das redes para inovar através da sua plataforma Cocriando Natura, porém ela iniciou seu processo de cocriação nas redes sociais.

A ideia do crowsdsourcing não é nova, mas a evolução das tecnologias certamente contribuiu para sua popularização. A internet facilita o compartilhamento fácil de informações e a comunicação eficiente, fatores essenciais para o crowdsourcing.

Também é a chave para encontrar e acessar a multidão necessária para o trabalho. Aplicativos, sites, mídia social, e-mail e outras formas de tecnologia permitem que as empresas alcancem de forma rápida e fácil seus principais stakeholders.

Quais são os benefícios do crowdsourcing?

O Google é considerado uma das empresas mais criativas e inovadoras do mundo. Grande parte desse sucesso é resultado da diretriz de contratar as pessoas mais inteligentes e capazes que a empresa possa conseguir. No entanto, até para o Google, é impossível ter todas as pessoas criativas e inteligentes do mundo como funcionário.

Agora, é possível acessar essas pessoas de outras formas? O crowdsourcing permite que as empresas acessem talentos que não fazem parte da organização para ajudar a resolver problemas e cocriar . Ao encaminhar uma pergunta para um amplo pool de talentos, as empresas podem obter acesso a sugestões incríveis para um novo produto ou serviço, ou uma nova abordagem para um problema desafiador.

Isso não apenas ajuda na solução de problemas, mas também permite que os grupos se sintam conectados a empresa. Construir essa comunidade de colaboradores pode trazer enormes benefícios em termos de marketing, visibilidade da marca e fidelidade do cliente. O crowdsourcing também oferece muitas outras vantagens, tais como:

  • custos mais baixos: embora as ideias vencedoras devam definitivamente ser recompensadas, oferecer essas recompensas é geralmente muito mais barato do que contratar formalmente pessoas para resolver problemas;
  • maior velocidade: aproveitar um grupo maior de pessoas pode acelerar o processo de solução de problemas, especialmente ao concluir um grande número de pequenas tarefas em tempo real;
  • mais diversidade: algumas empresas (especialmente empresas menores) podem não ter muita diversidade interna. Por meio do crowdsourcing, elas podem se beneficiar de outras pessoas com diferentes origens, valores e experiências de vida e profissional.

Elementos básicos de um processo de crowdsourcing

Embora o conceito de crowdsourcing possa ser simples, encontrar ótimas ideias e soluções não é tão fácil quanto simplesmente pedir aos seus stakeholders para darem suas melhores ideias. Para ser eficaz, um projeto de crowdsourcing também precisa de:

  • Um escopo bem definido — o grupo participante precisa saber exatamente o que é necessário em termos de uma ideia ou solução sugerida;
  • Informações gerais abrangentes — os participantes podem precisar de acesso a dados técnicos antes de fazer sugestões ou iniciar suas tarefas;
  • Um formato claro para o trabalho — como uma plataforma de crowdsourcing que reúna todas as informações, tarefas e fluxo de trabalho.

Você também precisa decidir se deseja atingir um grande grupo de pessoas (por exemplo, por meio de grandes redes sociais públicas, como Facebook ou Twitter) ou um grupo específico com habilidades e experiência altamente desenvolvidas.

Uma plataforma de crowdsourcing especializada pode ajudar a estruturar esse processo e orientar as interações entre a empresa que busca soluções e aqueles que se propõem a fornecê-las.

E você, pensa em aplicar o crowdsourcing na sua empresa? Não sabe como começar? O Teams Ideas IDEATION é uma plataforma que permite a realização de desafios de ideias para inovação, ou solucionar problemas utilizando os princípios do crowdsourcing.

Com ele você pode envolver funcionários, clientes, fornecedores ou até mesmo pessoas externas a sua cadeia de valor, adicionando recursos valiosos ao processo de criação de valor para sua empresa.

O Teams Ideas IDEATION é grátis e integrado ao Microsoft Teams. Comece agora mesmo.