Como Manter times integrados

Saiba como manter times integrados

Você sabe como manter times integrados na sua empresa? Essa questão é bastante pertinente, pois as organizações que atingem esse objetivo conseguem aumentar a produtividade de toda a equipe.

Conforme o porte da empresa, esse desafio se torna ainda maior. Isso porque, as grandes organizações contam com diversos setores, muitas atividades e, consequentemente, um amplo número de dados circulando todos os dias.

Nesse sentido, nem sempre é fácil abastecer todos os times com informações e as ferramentas necessárias para a realização das atividades, mantendo todos na mesma página. 

Neste post falaremos um pouco sobre a importância de manter os times integrados, quais são as vantagens de termos um bom processo de comunicação e também mostraremos como algumas tecnologias ajudam  a solucionar essa questão.

Qual a importância de manter o time integrado?

Manter a integração dos times é um dos grandes desafios para as organizações. É muito comum encontrarmos empresas que trabalham de forma estanque, em silos funcionais, com sérios problemas de comunicação e baixa performance, que possuem como causa-raiz a falta de integração.

Entender as necessidades de romper os silos funcionais e fazer o acesso a informações e o fluxo de trabalho acontecerem de forma integrada proporciona diversos benefícios. Entre eles estão:

  • melhora o clima organizacional: isso acontece porque as pessoas se conhecerão melhor, o que tende a melhorar o clima da empresa, pois elas passarão a ter mais contato e maior confiança entre seus pares. Os benefícios são inúmeros como felicidade no trabalho, melhora no desempenho, melhor bem-estar, menos estresse etc;
  • maior produtividade: quando o time se relaciona bem, há uma tendência de aumento da produtividade. Isso porque, quando o convívio está bom, há o direcionamento dos esforços para o  alcance dos objetivos organizacionais. Além disso, os times tendem a colaborar mais, o que melhora o desempenho de toda a equipe;
  • retenção de colaboradores: com a melhora do clima organizacional, os colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos com a empresa e com os colegas de trabalho. O bom relacionamento é um dos principais fatores que contribuem para a retenção de funcionários, pois a pessoa não vai procurar por outras chances no mercado. Além disso, quando a equipe está motivada, dificilmente ela ficará insatisfeita;
  • desenvolvimento da competência interpessoal: com os times integrados, os funcionários da empresa tendem a desenvolver competências interpessoais, ou seja, de relacionamento com outras pessoas.

Quais as vantagens da boa comunicação?

Uma das principais características que fazem as empresas conseguirem manter times integrados é o estabelecimento de uma boa comunicação. 

Vale destacar, no entanto, que a comunicação não é apenas falar. Trata-se de uma via de mão dupla, ela envolve também habilidades de escuta (inclui a própria escuta ativa, empatia, capacidades de reflexão, a percepção do outro etc.).

Com uma boa comunicação, pode-se resolver diversos conflitos e melhorar a interação entre os times. Além disso, podemos destacar outras vantagens:

  • o colaborador fica ciente sobre as questões que possam afetar a sua vida e também em relação às mudanças na empresa. Dessa forma, ele não será surpreendido por alguma notícia inesperada e, com isso, tende a ficar mais seguro no exercício de suas atribuições;
  • outro aspecto positivo é a transferência. Com isso, as pessoas saberão exatamente qual será o seu papel na equipe e, consequentemente, tendem a produzir melhor;
  • a comunicação também funciona como uma estratégia de endomarketing. Dessa forma, você conseguirá transmitir os valores, atividades e produtos da empresa aos colaboradores.

Como manter a equipe integrada?

Destacamos anteriormente sobre a importância de manter o time integrado. Além disso, falamos sobre a comunicação que é uma das principais estratégias nesse contexto.

No entanto, há outras táticas que o ajudarão a manter toda a equipe integrada. Entre elas estão:

  • promover treinamentos: por meio da capacitação, os funcionários estarão melhores preparados para exercer as funções e saberão exercer as tarefas, o que melhora a produtividade;
  • eventos corporativos: os eventos estimulam o relacionamento entre os colaboradores. Eles podem ser feitos de forma presencial ou, em tempos de Covid-19, online, através do Microsoft Teams, para celebrar datas comemorativas ou a conquista de resultados;
  • bem-estar corporativo: o investimento na qualidade de vida do colaborador é uma excelente tática. Nesse contexto, o incentivo a prática de exercícios físicos, de uma boa alimentação, de ginástica laboral ajuda a prevenir acidentes. Além disso, os profissionais tendem a estar mais motivados e dispostos.

Como as tecnologias ajudam a manter times integrados?

Nos últimos meses, com o advento da pandemia de Covid-19 no mundo, o ambiente de trabalho e colaboração nas empresas foi totalmente transformado.

Houve uma aceleração na adoção do trabalho remoto e o Home Office tornou-se o novo normal, aumentando ainda mais o desafio de integração das equipes.

Segundo estudos do Gartner, diversas empresas passaram a acelerar os seus planos de Digital Workplace, investindo em tecnologias que possibilitam a criação de um espaço de trabalho digital que permite a realização das atividades, de forma colaborativa, independentemente de onde estejam os colaboradores.

Existem diversas soluções que se enquadram no conceito de Digital Workplace que são muito úteis para manter times integrados. Neste artigo, vamos abordar o Microsoft Teams, o espaço de trabalho da Microsoft. 

O Microsoft Teams é um espaço de trabalho do Office 365 baseado em conversa. Com ele é possível conectar pessoas, conversas e conteúdos em um ambiente que proporciona interação, colaboração e aumento da produtividade a toda equipe.

Os principais pilares do Microsoft Teams são:

Conversação entre as equipes através de uma experiência moderna, com bate-papos persistentes, públicos e privados, além de conversas encadeadas para aumentar o envolvimento de todos. Além disso, a solução permite a realização de conversas por voz e vídeo, individuais ou em grupo.

Espaço de trabalho em equipe com todas as ferramentas disponíveis no Office 365, como Excel, Word, SharePoint, Power BI e outros integrados, permitindo a equipe ter todas as informações e ferramentas que necessitam para trabalhar, podendo construir conteúdos coletivamente sem perder o senso de contexto.

Personalização. Considerando que todas as equipes são únicas, o Microsoft Teams permite personalizar o espaço de trabalho, fornecendo acessos rápidos a serviços e documentos mais relevantes para cada time, tornando o ambiente mais produtivo. Além disso é possível adicionar aplicações desenvolvidas por terceiros ao ambiente, ampliando as capacidades da solução em atender às necessidades específicas de trabalho das equipes.

Outra forma de manter times integrados é fazer com que as pessoas compartilhem um objetivo ou propósito em comum. Inovar, resolver problemas operacionais, melhorar a qualidade dos serviços ou gerar um impacto social. Seja qual for o desafio, o Teams Ideas IDEATION pode contribuir bastante para integrar pessoas em um ambiente de colaboração e participação efetiva na busca por soluções.

O IDEATION é uma solução de ideação em que se pode criar um desafio e compartilhá-lo com toda equipe, fornecedores e até mesmo clientes, na busca de novas ideias para resolução do problema. Ele cria um espaço de criatividade e inovação que amplifica a voz e a participação das pessoas, gerando o ambiente ideal para a integração das equipes.

O Teams Ideas IDEATION é uma plataforma web e funciona também como um aplicativo no Microsoft Teams. Conheça agora, é grátis!