Team Work

Como manter equipes motivadas a sugerirem novas ideias

Você sabe como manter equipes motivadas na sua empresa? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem diferentes fatores que podem contribuir ou não no desenvolvimento de um ambiente colaborativo e inovador nos negócios. 

Por outro lado, apesar das dificuldades de manter os funcionários engajados, a motivação é fundamental no desenvolvimento de novas ideias. Elas serão importantes para promover o crescimento do seu negócio, porque a inovação é um dos principais segredos das empresas de sucesso.

Pensando na relevância desse tema, neste post explicaremos sobre as principais vantagens de manter as equipes motivadas e forneceremos dicas que o ajudarão a manter o seu time engajado no desenvolvimento de novas ideias.

Quais as vantagens de manter a equipe motivada?

O desenvolvimento de uma cultura inovadora nas empresas assegura que os funcionários trabalhem com a intenção de otimizar o desempenho do negócio e, assim, possam inovar e aprimorar as práticas e processos de trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que as organizações que adotam essa cultura inovadora tendem a apresentar uma visão abrangente do mercado, a serem mais sustentáveis e ficam mais preparadas para lidar com imprevistos.

Vale destacar também que as empresas que conseguem manter os empregados motivados, possuem maior potencial em inovar. Isso porque, há a geração de um grande volume de ideias e, consequentemente, torna-se possível gerir com a intenção de selecionar e colocar em prática os melhores projetos para o negócio.

Como manter a equipe motivada?

Manter todo o time engajado nos processos e propósitos da empresa nem sempre é fácil, pois as pessoas podem apresentar características e motivações diferentes. No entanto, há algumas práticas que o ajudarão a fomentar um ambiente inovador no seu negócio. Entre elas estão o estímulo à autonomia dos funcionários, o investimento na diversidade e o hábito de recompensar novas ideias. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. 

Estimular a autonomia dos funcionários

Os colaboradores devem ser parceiros no desenvolvimento de novas soluções e ideias. É necessário que eles opinem e participem dos processos. Uma ótima forma de se fazer isso é por meio da concessão de maior autonomia aos empregados e da definição de metas a serem cumpridas. Com isso, todo o time estará engajado a desenvolver caminhos para alcançá-las.

Nesse processo é fundamental ter uma variável: a tolerância ao erro. Trata-se de uma das principais características das empresas que estão dispostas a experimentar soluções inovadoras.

Os colaboradores devem ser incentivados a explorarem as iniciativas e compartilhar as ideias sem medo de errar. É importante deixar claro que é natural a ocorrência de erros. Também é fundamental reforçar que inovar envolve errar e aprender de forma contínua.

Os erros fazem parte do processo e eles fornecem lições que ajudarão a sua companhia a estar preparada para lidar com novas situações. Além disso, por meio dos erros torna-se possível desenvolver melhorias, acelerar a aprendizagem e implementar medidas corretivas.  

Investir na diversidade

Não é muito difícil explicar sobre o porquê da efetividade dessa prática. Pessoas iguais tendem a pensar de forma semelhante. Dessa forma, quanto mais gente diferente em um determinado ambiente, maiores serão as probabilidades de soluções distintas no enfrentamento de um mesmo problema. Esse é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de um ambiente inovador.

Estimular a troca de ideias 

É fundamental ouvir e permitir que as ideias sejam compartilhadas por todos os membros do time. Por esse motivo é muito importante criar espaços nas quais as pessoas possam expor soluções e debatê-las.

Dessa forma, nas reuniões da empresa, abra espaços e dê oportunidades para que a equipe possa expor as opiniões, combinando diversos pontos de vista. Vale destacar que quanto mais aberta a discussão, maiores serão as probabilidades de emergirem novas ideias e propostas inovadoras.

O uso de espaços virtuais de trabalho e colaboração para estimular a troca de ideias, costuma ser uma prática bastante eficaz em promover o debate e o desenvolvimento de propostas promissoras. Existem diversas soluções, algumas delas gratuitas, que além de contribuir para uma maior participação das pessoas, ajudam a organizar as discussões. 

Recompensar as ideias

Também é muito importante estimular e recompensar os funcionários a desenvolverem novas ideias. Isso pode ser feito de diferentes formas. Entre elas o reconhecimento formal da contribuição pela alta direção, o uso de bônus que podem ser trocados por prêmios (pode ser, por exemplo, uma viagem, compra de eletrodomésticos etc.) e outras ações que mostrem uma correlação direta da participação do indivíduo com a melhoria ou inovação. O reconhecimento público das contribuições trata-se de uma das melhores maneiras de incentivar o trabalho em equipe nas empresas e valorizar a participação. 

Promover a integração entre os profissionais

Costumamos passar a maior parte do nosso dia no trabalho. Por causa da correria, fica difícil manter contato com todos os integrantes da equipe. Nesse contexto, cabe a você, como líder promover e incentivar a integração entre os colaboradores.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância dessa prática? A união entre os profissionais os faz sentirem importantes e ainda permite estabelecer um canal de comunicação eficiente e produtivo com todas as pessoas da equipe.

Para conseguir essa união entre os integrantes do time, você pode aproveitar alguns momentos corriqueiros da empresa, como as reuniões. Ao invés de conversar com times diferentes separadamente, você pode fazer um encontro com todos os colaboradores ao mesmo tempo.

Dê feedback individual

Trata-se de uma excelente oportunidade de sugerir melhorias sobre os pontos pelos quais os profissionais podem se aperfeiçoar. É importante que esse procedimento seja feito individualmente, pois nesse momento, você destacará os pontos fortes de cada profissional e também sugerir algumas ideias para o desenvolvimento individual e na interação com o grupo, permitindo que ele  se torne cada vez mais produtivo. Por meio dessa aproximação e das sugestões de melhoria, a equipe pode alcançar melhores resultados.

Comemorar as vitórias

Os bons momentos são uma excelente oportunidade para valorizar os resultados alcançados por todo o time e afirmar a capacidade do grupo. Por esse motivo, as vitórias não podem passar desapercebidas e devem ser valorizadas.  Vale muito a pena celebrar esses momentos. Pode ser desde um almoço até um happy hour com os profissionais da organização.

Manter equipes motivadas não é uma tarefa fácil, no entanto, trata-se de um dos principais segredos das empresas de sucesso. Isso porque, essa prática favorece o desenvolvimento de práticas inovadoras. Dessa forma, o seu negócio pode ser beneficiado com o surgimento de ideias únicas e diferenciadas no mercado. Além disso, os produtos tendem a atender às necessidades dos clientes. A motivação dos colaboradores é, portanto, um dos elementos centrais na construção de um ambiente inovador.