market guide

O que é o Market Guide para ferramentas de Gestão de Inovação do Gartner?

O Gartner é uma das empresas líderes mundiais em pesquisa e consultoria. Suas percepções de mercado, publicadas anualmente através dos seus Market Guide e dos Quadrantes Mágicos, ajudam as empresas a escolher o fornecedor certo para seu caso de uso específico.

Mais recentemente, o Gartner adicionou uma nova área de análise às suas percepções de mercado: a gestão da inovação. Em seu mais recente Market Guide for Innovation Management Tools, o Gartner lista as ferramentas líderes do mercado para apoiar organizações a gerenciar melhor seus projetos de inovação e caminhar em direção a um negócio mais moderno e digital.

No artigo de hoje, apresentaremos as principais tendências apontadas pela empresa de consultoria para as soluções de inovação nos próximos anos!

O que é o Market Guide for Innovation Management Tools do Gartner?

O relatório do Market Guide for Innovation Management Tools do Gartner aponta quais ferramentas de inovação a empresa de consultoria afirma serem as principais do mercado neste segmento no ano atual. Embora o Gartner não endosse nenhum provedor, seu relatório fornece informações cruciais sobre os participantes ativos atualmente na indústria.

O guia de mercado para ferramentas de gestão de inovação lista fornecedores que se especializam em auxiliar empresas na localização de tendências, geração de ideias, avaliação e seleção de projetos a serem executados e monitoramento do risco e valor para o negócio. Os participantes listados são aqueles que alcançaram o maior grau de visibilidade e tração dentro dessas áreas. 

Em 2021, a conversa dominante no mercado de inovação foi como utilizar critérios de priorização que permitam às empresas escolher os projetos com maior potencial. Dada à crescente demanda por inovação, impulsionada ainda mais pelas mudanças causadas pela pandemia, empresas de todos os portes estão buscando soluções amigáveis que as permitam não só decidir em quais iniciativas investir, bem como acelerar a execução das mesmas.

Assim, o guia do Gartner permite aos gestores ganhar uma visão ampla das melhores soluções do mercado e obter uma visão inicial de como essas soluções podem ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios.

A importância da gestão da inovação nas empresas

A divulgação do guia de ferramentas de inovação do Gartner vai de encontro a uma tendência global de colocar a transformação digital como um dos pilares de um negócio, independentemente da sua área de atuação.

Em seu relatório, o Gartner recomenda que os líderes de inovação tecnológica devem “usar essa classe de ferramentas e funcionalidades para envolver as partes interessadas com uma representação visual do estado de mudança em relação aos planos, esforços em atividades e ativos existentes, considerando dados objetivos estratégicos, missões e / ou metas da empresa”. 

Não há dúvidas, portanto, que a demanda por ferramentas de inovação cresce a cada dia. Com a tecnologia evoluindo em uma velocidade exponencial, todos os mercados estão sujeitos a passar por disrupções causadas por um novo agente tecnológico, tal como aconteceu no transporte urbano com a introdução da Uber.

Além disso, a pandemia do coronavírus mostrou a negócios em diversos mercados como estão expostos a fatores externos que não podem ser controlados ou previstos — e é somente a inovação que os permitirá mitigar os impactos negativos e transformar crises em oportunidades.

Tudo isso acelerou o interesse empresarial por investir em inovação. No entanto, o que faz uma ideia realmente inovadora e como é possível enxergar os benefícios de investir em um novo projeto para que somente aqueles que de fato ofereçam bons retornos sejam executados? São essas perguntas que as ferramentas de inovação permitem responder.

O acesso a soluções amigáveis, que permitem estimular a geração de ideias e selecioná-las de forma adequada é fator determinante no sucesso dos projetos de inovação de uma empresa. 

Tendências na gestão da inovação apontadas pelo Gartner

O Gartner, em seu guia, confirma esse papel fundamental da gestão da inovação para as empresas e ainda aponta quais tendências vão ditar o mercado e as ferramentas no futuro. Conheça abaixo quais são elas:

1. A IA está reinventando a maneira como inovamos

A inteligência artificial (IA) está mudando a forma como gerenciamos projetos e ideias nas empresa, tornando as análises mais inteligentes e reduzindo a necessidade de intervenção humana para apresentar ideias e definir critérios de seleção.

2. As máquinas estão ficando criativas

Avanços em IA têm tornado as máquinas ainda mais inteligentes. O Deep Learning, tecnologia que permite às máquinas aprenderem por si próprias imitando a rede neural humana, permite que elas não só atuem para otimizar soluções existentes como também para identificar pontos problemáticos e criar novos projetos.

3. A inovação está se tornando micro

Se antes projetos de inovação aconteciam somente em um nível macro, exigindo grande aporte de recursos financeiros e humanos, hoje a inovação migra para um espectro menor. A microinovação está ganhando tração a fim de suportar desafios menores e atender às necessidades das empresas e de seus funcionários em todos os pontos.

4. Esforços para remover o viés das decisões de financiamento

Há um reconhecimento crescente de que o sistema atual de financiamento de novas ideias pode ser tendencioso. Em resposta, novos métodos de tomada de decisão estão sendo explorados que podem tornar o financiamento da inovação não apenas mais justo, mas também mais eficiente e apoiar ideias mais ousadas. Os financiadores estão começando a usar essas ferramentas para superar seus preconceitos e explorar maneiras mais justas de apoiar a inovação.

5. Equipes de inovação distribuídas e adaptáveis ​

Assim como a microinovação tem ganhado força, o uso de equipes menores e multidisciplinares também. Essas equipes são agrupadas em torno de uma missão compartilhada e possuem autonomia para lidar com problemas complexos e desenhar possíveis soluções.

Você pode consultar o Market Guide for Innovation Management Tools do Garner clicando aqui (somente para assinantes).

Caso queira saber como o Teams Ideas, a solução para gestão da inovação da Prosperi, foi a única solução brasileira citada na lista, entre em contato e converse conosco!