Você sabe quais são as fases da ideação? Em uma análise inicial, esse termo pode parecer novo para muitas empresas, especialmente as que não estão acostumadas com as ideias de inovação. Por isso, é comum surgir diferentes dúvidas em relação ao tema.
Trata-se de uma das etapas mais importantes na gestão de processos. Pensando nisso, neste post explicaremos o que é a ideação, destacaremos quais são as etapas desse procedimento e forneceremos dicas que ajudarão a melhorar o processo. Boa leitura!
O que é Design Thinking?
Para explicarmos o que é ideação é necessário entender antes o que é o Design Thinking. Trata-se de uma abordagem que visa ajudar no desenvolvimento de projetos. A referência é a visão e o ponto pensamento dos designers.
Outro aspecto fundamental no Design Thinking é a importância dada ao ser humano na resolução de problemas. As ações desenvolvidas têm caráter multidisciplinar, colaborativo e os processos são desenhados em grupos.
O que é ideação?
Trata-se da terceira etapa do Design Thinking e ela ocorre após a análise e síntese do projeto. Ela é marcada por ser um momento na qual ocorre o brainstorming sobre o projeto e são desenvolvidas as propostas que se vem solucionar um determinado problema.
Nesse momento, já se conhece quais são as possibilidades e as necessidades do público. Por isso, o momento de ideação acontece para que seja possível coletar ideias que possam responder a esses questionamentos e ajudar a desenvolver soluções eficientes no mercado.
É nessa etapa que as pessoas envolvidas em um projeto conseguem opinar e propor ações visando ajudar na resolução do problema. Um bom resultado no processo é quando se chega a uma solução por meio de diferentes visões sobre a questão inicial.
Quais são as fases da ideação?
A ideação é um processo abrangente e que envolve diversos aspectos. Entre eles estão o levantamento, o alinhamento e a organização das ideias. Abordaremos sobre esses aspectos abaixo. Confira!
Levantamento
Também conhecida como brainstorming ou tempestade de ideias, a fase de levantamento é uma técnica de dinâmica de grupo. Ela é voltada ao desenvolvimento e a exploração do potencial criativo de cada pessoa da equipe. Todas essas habilidades são colocadas visando o alcance de objetivos pré-determinados.
Alinhamento
Nesse momento, organiza-se as ideias em três categorias: certezas, dúvidas e suposições. Das certezas coloca-se o que parece ser verdade e nas dúvidas deve-se colocar o que não sabemos, mas o que gostaríamos de saber sobre o projeto.
Nas suposições é necessário listar as informações que acreditamos que sejam verdade, mas não tem certeza sobre. Os dados são listados com o objetivo de possibilitar o debate na equipe.
Organização
Todas as ideias geradas devem ser organizadas para que todo grupo possa conhecê-la. Dessa forma, ficará mais fácil escolher as melhores sugestões, descrevê-las com mais detalhes e colocar em prática na companhia.
Como otimizar o processo?
O grande segredo para que a ideação seja bem-sucedida é a valorização da todos os membros da equipe, ou seja, não existem más ideias. Com isso, todos se sentirão confortáveis em auxiliar no processo criativo.
Por esse motivo é fundamental captar todos os feedbacks. É necessário anotar elas em algum local para não perder. A forma mais prática de se fazer isso é por meio do registro em um post-it. Vale a pena também deixar o projeto mais visual para facilitar a sua visualização e o entendimento de todos da equipe.
Também é muito importante se preocupar com a quantidade de feedbacks gerados em um primeiro momento. Quanto mais sugestões melhor, pois será possível ter o contato com diferentes pontos de vista. Em um momento posterior, as empresas fazem a seleção das melhores ideias.
Vale ressaltar que em empresas grandes o processo pode ser mais difícil, por causa do grande número de ideias e de informações de diferentes setores que circulam diariamente. Por isso, é muito importante contar com um sistema próprio de gestão de portfólio e de projetos.
Este post na qual explicamos sobre as fases da ideação foi útil? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.