lideranca-inovadora

O que é a liderança inovadora e quais são as habilidades necessárias?

No cenário atual, a liderança inovadora tem sido uma característica bastante requisitada pelas empresas, devido ao seu aspecto criativo e a sua capacidade de resposta a cenários desafiadores e incertos.

Dessa forma, hoje falaremos um pouco mais sobre liderança inovadora, explicando o que um líder precisa ter para ser considerado inovador e quais as suas funções.

O que é um líder inovador?

A liderança inovadora, sobretudo, precisa ser aquela focada na implementação de processos diferentes, capazes de se adequarem a cenários duvidosos e pouco convencionais. Além disso, um líder inovador apresenta soluções modernas no que diz respeito à gestão de pessoas, buscando fortalecer o espírito de equipe e a união entre os integrantes.

Conforme citado no começo do texto, essa habilidade é extremamente valorizada por instituições que se veem em situações de risco a todo momento, ao passo que, a contratação de um líder inovador acaba sendo a melhor solução para os seus problemas.

Por fim, a liderança inovadora traz consigo outro ponto interessante, que é a predisposição em adotar abordagens e conceitos diferente dos tradicionais, o que não acontece com os líderes mais antigos que por vezes preferem pôr em prática estratégias inflexíveis e pouco adaptáveis.

Quais as principais características de um líder inovador?

Antes de tudo, saiba que a liderança inovadora precisa ser algo cultivado e trabalhado com o passar do tempo, levando em consideração seu caráter progressista e transformador. Entretanto, existem algumas qualidades que o líder inovador não pode deixar de ter, as quais citaremos a seguir:

Conhecimento de si mesmo

Em suma, é fundamental que o líder inovador conheça exatamente seus pontos fortes e fracos. Desse modo, fica mais fácil entender o que pode ser aprimorado ao longo da sua gestão e o que pode ser mantido.

Olhar estratégico

É de atribuição do líder inovador avaliar as ideias que lhe são apresentadas e transformá-las em realidade. Porém, é preciso que essa análise seja feita com um olhar estratégico, com o intuito de determinar a viabilidade do projeto e a melhor maneira de desenvolvê-lo.

Valores alinhados junto a cultura da empresa

Antes de tudo, os valores éticos e morais do líder inovador precisam estar de acordo com a cultura da empresa, servindo de guia para todos os integrantes da sua equipe. Assim, ele consegue gerenciar melhor o comportamento de cada colaborador e amenizar situações de crise quando elas aparecerem.

Experiências desafiadoras

A qualidade inerente do líder inovador está relacionada a sua capacidade de pensar em novas ideias e sugestões para determinados problemas, também precisa ser passada para sua equipe, forçando-os a saírem do básico e a experimentarem novos caminhos.

Em síntese, um time comprometido com a inovação e disposto a sair do convencional sempre que necessário, consegue notar um aumento de produtividade muito maior.

Imaginação e comunicação

O líder criativo, obrigatoriamente, precisa conseguir se comunicar bem e ter uma imaginação preponderante. Acima de tudo, a liderança inovadora não tolera microgerentes, e sim pessoas capazes de analisar o quadro por inteiro para se chegar a uma solução.

Nesse contexto, David Laloum – antigo CEO da Young & Rubicam – atesta que um gerenciamento inovador e com ideias disruptivas evitam o micromanagement, o que por sua vez acaba dando mais autonomia aos setores sem que seja necessário observar o trabalho de cada colaborador.

Por último, o gestor inovador precisa passar credibilidade e entusiasmo na hora de transmitir suas ideias, contagiando as pessoas envolvidas nos projetos e as mantendo motivadas até sua conclusão.

O que você pode fazer para desenvolver a liderança inovadora?

Instigue o pensamento criativo

A primeira dica é estar sempre atento às oportunidades que se apresentam, sobretudo aquelas que necessitam de uma solução diferente do que já vem sendo feito. Logo, é o seu trabalho enxergar a resposta onde grande parte dos colaboradores só vêem problemas.

Arrisque-se mais

De antemão, é importante que você entenda que a liderança inovadora consiste num bombardeio de ideias que desafiam as crenças e suposições habituais trazidas pelos seus colaboradores. Logo, cabe a você, como líder inovador, filtrar esses insights e encorajar seu time a seguir por um caminho diferente, tentando novas alternativas sem ter medo de correr riscos.

Empatia pelo cliente final

Procure entender as principais dores do seu cliente e como o produto oferecido pela sua empresa pode solucionar o problema.

Em outras palavras, é primordial que o líder inovador consiga juntar o máximo de informações possíveis com relação às dificuldades dos seus clientes, contribuindo assim para que as decisões tomadas posteriormente sejam mais assertivas.

Pense de maneira proativa

Mantenha-se sempre atualizado quanto às novas atualizações do mercado, afinal, somente dessa forma será possível propor a adoção de ferramentas que abram espaço para a fomentação de novas ideias.

Em resumo, estar atento às novas tendências é uma atribuição importante da liderança inovadora, assim como interpretar as alterações referentes ao seu setor, podendo estas se transformarem em oportunidades no futuro.

Encoraje as pessoas ao seu redor a serem criativas

É bastante comum vermos pessoas impossibilitadas de terem novas ideias. Em muitas empresas, esse problema é trabalhado com reuniões mais descontraídas, implementação de brainstorm e até mesmo mapa mental. Porém, é de responsabilidade do líder inovador  incentivar seu time ser mais criativo e ter novas ideias.

Além disso, essa mentalidade criativa precisa ser estendida para fora do escritório, abrangendo a vida social dos colaboradores. Desse modo, transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais despojado e elogiar as pessoas ao seu redor por cada sugestão apresentada, são essenciais nesse sentido.

Seja você um líder inovador. Envolva toda a sua equipe na busca por novas ideias.

Comece agora mesmo a usar o Teams Ideas Innovation Management. É grátis.