transformacao-digital

Acelerando a transformação digital com Microsoft Power Platform

Atualmente, poder contar com ferramentas capazes de promover a transformação digital na sua empresa e ao mesmo tempo otimizar processos e atividades internas, é extremamente importante e parte vital para o desenvolvimento do seu negócio.

Logo, o Microsoft Power Platform pode ser uma excelente opção nesse sentido, já que a solução traz consigo uma plataforma intuitiva, com pouco ou nenhum código, o que facilita a criação de aplicativos, relatórios, automatização de fluxos de trabalho de forma eficiente e flexível.

Mas, antes de detalharmos o funcionamento do Microsoft Power Platform, primeiro, é necessário que você entenda o que é a transformação digital e como ela se faz essencial no mundo corporativo.

O que é a transformação digital?

Com o advento da internet, a dinâmica social mudou, e com ela a forma como as empresas obtêm acesso às informações e a diversificadas fontes de recursos. Tais mudanças fizeram com que companhias tradicionais entendessem a importância da inovação nos seus processos internos, reconhecendo essa como a única maneira de acompanhar a evolução do mercado e ainda se manter competitivo.

Diante desse cenário, podemos dizer que a transformação digital é um processo para obter o melhor uso possível dos recursos tecnológicos disponíveis e melhorar os procedimentos internos de um negócio. Isso envolve aprimorar a cultura organizacional, investir em pessoas, equipamentos e sistemas, fazer uma gestão mais atualizada e acompanhar as tendências do mercado.

Mas, como aplicar a transformação digital na prática? O que precisa ser feito para que essa cultura seja implementada na sua empresa de maneira eficaz? É o que vamos ver no próximo tópico, confira:

Como fomentar a transformação digital dentro do ambiente corporativo?

Agora que você aprendeu o que é a transformação digital, confira 5 dicas que te ajudarão a trazer esse conceito para sua empresa com mais agilidade:

Faça um planejamento

A princípio, as mudanças na cultura de uma empresa levam tempo, e com a transformação digital não poderia ser diferente. Desse modo, antes de aderir a novas tecnologias e a novas formas de executar determinadas atividades, faça uma análise profunda das tendências do mercado e estabeleça um plano de gestão de mudanças para que a sua equipe se adapte a essas novas atualizações.

Examine os processos

É necessário também avaliar quais são os processos atuais da empresa e quais alterações eles sofreriam com a transformação digital. O ideal é dar prioridade, de início, para os setores que precisam de mais otimização e dos que trariam um maior retorno com a inovação. As áreas de vendas e de marketing são algumas das que merecem mais visibilidade.

Cuide da cultura organizacional

Cuidar da cultura organizacional da empresa é fundamental para o sucesso das iniciativas de digitalização, já que ela definirá se todos os colaboradores estão seguindo as novas diretrizes definidas pelos gestores e estão alinhados com os valores e a filosofia do negócio.

Em síntese, somente conhecendo a empresa de ponta a ponta será possível ter êxito na implementação da transformação digital. Afinal, para que isso aconteça, é necessário que todos entendam o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido.

Mantenha seu time sempre engajado

Como gestor, uma das suas responsabilidades é manter os seus funcionários engajados e motivados a adotarem novos métodos de trabalho sempre que for preciso. Além disso, incentivar um ambiente de união, onde as equipes consigam trabalhar em conjunto, contribui para que os objetivos traçados possam ser alcançados com mais rapidez.

Por fim, entenda que ações dizem mais do que palavras. Ou seja, ao invés de adotar discursos que estimulam o comprometimento dos seus funcionários, opte por atitudes capazes de despertar essa sensação de forma natural.

Faça investimentos em tecnologias

Passado os 4 pontos acima, chega a hora de investir nas tecnologias mais apropriadas para a companhia. Vale ressaltar que, logo após escolher os softwares a aparatos tecnológicos responsáveis por elevar a empresa a outro patamar digital, é preciso manter os clientes informados com relação a essas novidades. Nesse caso, o trabalho de comunicação, com conteúdos relevantes, é muito importante para informar e engajar as partes envolvidas.

A transformação digital passa pelo Microsoft Power Platform

A transformação digital, para que seja absorvida por todos, precisa ser realizada com paciência e, acima de tudo, não pode ser algo complicado. Logo, ferramentas modernas e de fácil manuseio se fazem extremamente importantes nesse contexto.

E é justamente por esse motivo que o Microsoft Power Platform é a escolha certa para você que entende os benefícios e a relevância da transformação digital no seu negócio e pretende implementar essa cultura sem maiores complicações.

Veja que a plataforma oferece um conjunto de ferramentas de fácil manuseio (pouco código), permitindo que sua equipe crie soluções variadas e contribua diretamente com a escalabilidade da sua companhia.

Além disso, o Microsoft Power Platform foi criado com a intenção de proporcionar um trabalho em conjunto, agregando gerenciamento, segurança e espaço para crescimento.

Deixe que o nosso Power Squad te ajude com o Microsoft Power Platform

De antemão, a Prosperi contribui com a adoção da plataforma através do Power Squad, que nada mais é do que um grupo de profissionais especializados que estarão sempre à sua disposição, desenvolvendo soluções para sua empresa de acordo com cada propósito e objetivo alinhado, ou orientando a sua equipe no desenvolvimento de soluções.

Desse modo, atividades como geração de relatórios e dashboards por meio do Power BI, automatização de processos com Power Automate, desenvolvimento de aplicativos utilizando o Power Apps e a criação de chatbots interativos com Power Virtual Agents, poderão ficar sob responsabilidade do nosso time, ou da sua equipe interna, com a orientação dos nossos especialistas, desenvolvendo soluções ao mesmo tempo que capacita e transforma analistas de negócios em poderosos criadores de soluções low code no code.

Por último, confira alguns dos benefícios ao aderir ao Power Squads:

  • Você acompanha o projeto do início ao fim, garantindo assim que o produto final esteja de acordo com o escopo inicial;
  • Investimento flexível e que se adequa a diferentes realidades, sem perder o foco nos resultados e na entrega de valor do produto final;
  • Oferecemos pacotes disponíveis para atender às suas necessidades, somos flexíveis para atingir seus objetivos;
  • Time de especialistas com alto conhecimento nas tecnologias do Microsoft Power Platform.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o blog da Prosperi e veja mais conteúdos como este.