A transformação digital tem gerado resultados significativos para as empresas de todos os setores. O seu negócio também pode abraçá-la para aumentar drasticamente a eficiência, as competências e crescer a base de clientes e as margens de lucro.
No entanto, o boom da transformação digital está criando uma escassez de programadores, que serão necessários para implementar novas iniciativas. Para resolver este problema, as empresas estão adotando cada vez mais soluções de plataformas Low Code, uma das tendências em processos de transformação digital.
O Low Code permite reduzir os tempos de desenvolvimento de aplicações dando aos funcionários da área de negócios, que não são especialistas em TI, a oportunidade de criar seus próprios sistemas com pouco ou nenhum conhecimento de codificação. E apesar de ser uma ideia bem interessante, muitas empresas têm frequentemente percepções erradas sobre o Low Code e como ele pode ajudá-las.
Pensando em solucionar esse problema, abaixo você encontra alguns dos mitos mais comuns e também verdades sobre o desenvolvimento Low Code.
1. [Verdade] Low code exige experiência em programação
Quando escutam o zumbido sobre plataformas Low Code, alguns profissionais podem ter a ideia de que as ferramentas permitirão que os seus analistas de negócios se tornem desenvolvedores, criando aplicações exatamente como precisa.
Infelizmente, isto não é verdade.
É verdade que algumas plataformas Low Code permitem aos usuários finais criar aplicações simples. Mas as aplicações que suportam a transformação digital nem sempre são simples.
São aplicações de escala empresarial, que podem precisar ser construídas e integradas rapidamente com sistemas de informação empresarial (necessitando de programadores especializados).
Dito isto, uma boa plataforma Low Code pode fornecer ferramentas que facilitem a colaboração entre peritos empresariais e programadores na definição de requisitos e interfaces de aplicações. Desta forma, podem criar em conjunto uma aplicação que satisfaça todas as necessidades empresariais em termos de funcionalidade e usabilidade.
2. [Verdade] Low code acelera o desenvolvimento de projetos
É comum termos vários programadores trabalhando em um mesmo projeto, especialmente em projetos grandes. Quando isso acontece, é comum obter algum nível de variação no código. Afinal, cada programador tem estilo e hábito de programação próprios.
Mesmo que no fim todos se entendam (como deve acontecer), este processo pode aumentar o tempo de desenvolvimento.
O Low Code padroniza o desenvolvimento. Em outras palavras, ele traz consistência a todos na sua equipe. Como consequência, fica mais fácil alinhar os trabalhos dos diferentes programadores, o que, por sua vez, acelera o projeto.
Isso também significa que o código terá um nível de qualidade e desempenho mais consistente, dada a padronização que uma plataforma Low Code proporciona.
Além disso, os testes são uma das etapas que mais drenam o tempo no processo de desenvolvimento de aplicações. Outra vantagem do Low code é justamente reduzir o tempo gasto na testagem do código.
Como? As plataformas Low Code geram código a partir de templates prontos. Estes templates são essencialmente aplicações web pré-construídas e pré-testadas. O programador apenas escolhe o modelo, seleciona os dados, acrescenta funcionalidades/personalizações e gera a aplicação.
3. [Mito] As plataformas Low Code foram desenvolvidas apenas para (…)
Há uma grande confusão sobre quem usa ferramentas Low Code. De fato, há concepções errôneas em ambos os extremos da escala. Alguns acreditam que as plataformas de Low Code são apenas para programadores, e não podem ser utilizadas por pessoal não técnico.
Outros acreditam que as plataformas são demasiado básicas para os programadores, e só podem ser utilizadas por pessoal não-técnico.
O fato é que as plataformas Low Code são utilizadas por todos os níveis de competências. Os programadores as utilizam para acelerar a entrega de aplicações. Os usuários finais utilizam-nas para criar as suas próprias aplicações sem a necessidade de incomodar as TI.
Evidentemente, os programadores e usuários finais utilizarão provavelmente ferramentas para diferentes tipos de projetos. Mas, o fato é que se trata de ferramentas que podem ser utilizadas em toda a sua organização.
4. [Mito] Low Code não é seguro
Alguns acreditam que o Low Code tem tudo a ver com a criação rápida de aplicações, e neste processo, estas plataformas colocam menos ênfase na segurança. Ou que as plataformas Low Code não são seguras para criar aplicações, que há um risco de vazamento de informação etc.
Na realidade, as plataformas Low Code têm segurança de nível empresarial com todas as certificações e requisitos de segurança em vigor para criar aplicações empresariais, incluindo a ISO 27001 e a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). Isso significa que as plataformas de Low Code:
- Usam criptografia HTTPS/SSL para aplicativos mobile e aplicativos web;
- Realizam auditoria do desenvolvimento bem como do uso dos apps;
- Possuem suporte aos principais protocolos de SSO;
- Possuem atualizações automáticas para eliminar e mitigar vulnerabilidades.
5. [Mito] Low Code e No Code são a mesma coisa
Tanto as plataformas de Low Code como as plataformas No Code são construídas com a mesma coisa em mente: velocidade. No entanto, elas não a mesma coisa.
O Low Code é bom para o desenvolvimento de aplicações e portais autônomos e provavelmente requer integração com outros sistemas e várias fontes de dados. De fato, pode ser utilizado para quase tudo inclusive sistemas altamente sofisticados. Ela se beneficia de interfaces gráficas para dar ao desenvolvedor agilidade no desenvolvimento.
As ferramentas No Code, pelo contrário, são mais adequadas para casos do desenvolvimento de front-end. Assim, a menos que você esteja desenvolvendo apenas as aplicações mais simples, e exija pouco em termos de personalização, o No Code é provavelmente a melhor opção. Ele permite construir aplicações de fácil utilização e com capacidade de resposta.
Embora não tão simples como o No Code, ainda há simplicidade suficiente inerente às ferramentas de Low Code para fazer essas aplicações funcionarem muito mais rapidamente.
O Microsoft Power Platform possui tudo que você precisa em uma plataforma Low Code No Code. Desenvolvida pela Microsoft, você poderá contar com o que há de melhor em tecnologia e segurança para os seus projetos de transformação digital.
Agora, imagine poder contar com um pelotão de especialistas em Microsoft Power Platform para acelerar o aprendizado e o desenvolvimento de soluções de negócios. O Power Squads by Prosperi oferece a possibilidade de contar com um time de especialistas para desenvolver projetos de forma rápida e entregar valor sem perder a governança das aplicações. Acelere a transformação digital.
Conheça o Power Squads by Prosperi e aproveite ao máximo os benefícios do Microsoft Power Platform.