team ideas

Teams Ideas para Gestão de Investimento: como funciona e quais suas vantagens na gestão de Capex

A alocação de capital é uma das formas mais críticas de traduzir a estratégia corporativa em ações. Alocar e realocar capital ainda é um grande desafio para a gestão da maioria das empresas. Muitas companhias ainda alocam seus recursos com procedimentos manuais e desestruturados, critérios pouco transparentes, grande influência do jogo político e nas mesmas unidades de negócio, de forma repetida ano após ano, dificultando a realização dos objetivos estratégicos e prejudicando o desempenho.

Para trazer maior eficiência neste processo, a Prosperi transformou os principais desafios das empresas, que vão do planejamento até o acompanhamento dos investimentos, consolidando-os em uma solução que foi desenvolvida para garantir governança, transparência e alinhamento estratégico, utilizando às melhores práticas de gestão de Capex.

Na hora de decidir sobre o portfólio de investimentos as empresas se deparam com cinco etapas muito relevantes neste processo: captação, avaliação & aprovação, seleção & priorização, acompanhamento bottom-up ou top-down e benfícios.  O Teams Ideas foi desenvolvido para que as empresas superem esses desafios de forma rápida e assertiva.

Para a captação, os clientes contam com formulários simples e estratégicos que permitem a colaboração de toda a empresa na captação de propostas e business cases de investimentos. Com o Teams Ideas, todos participam do processo, os usuários solicitantes são ilimitados, e toda a organização pode fazer parte do fluxo corporativo.  

Ainda nesta fase, a solução apresenta as informações necessárias para o preenchimento da proposta como, por exemplo, o escopo, o investimento CAPEX e OPEX, e ainda é possível ter um motor de criação de formulários. Sua equipe de FP&A pode criar as perguntas e ainda convertê-las em indicadores quantitativos.

Na parte de avalição & aprovação, o Teams Ideas permite realizar aprovações e envolver áreas competentes para a avaliação de acordo com seus escopos. Logo após a apresentação da proposta é possível enviá-la a pessoa responsável para as primeiras considerações ou para a triagem inicial.

Ainda nesta etapa, são enviadas propostas (inclusive em massa) para diversas áreas especialistas. Elas poderão avaliar cada uma com um ponto de vista diferente. Caso a sugestão exija escopo de obras, os times de Engenharia e Arquitetura preenchem o checklist, garantindo que tudo estará adequado. No caso de um projeto de tecnologia, é possível enviá-lo para as áreas de Segurança, de Arquitetura e de Business Partners.

Outra praticidade do Teams Ideas é que todos os aprovadores, os avaliadores e as áreas envolvidas são configuráveis de acordo com a necessidade de cada empresa.

A seleção & priorização é a fase onde é possível visualizar o portfólio de propostas já com as informações necessárias para a tomada de decisão. Aqui, já é possível ter o raio-x do pipeline de investimentos.

Neste momento do fluxo, o Teams Ideas utiliza um motor de priorização para criar diversos cenários, a partir da seleção das propostas, do limite de investimento e dos critérios para alinhamento da estratégia corporativa, os riscos, a viabilidade, a complexidade, entre outros. A solução permite escolher os critérios para ranquear e priorizar as propostas, definindo a prioridades.

Para o bottom-up ou top-down, o Teams Ideas otimiza o acompanhamento dos projetos em dashboards automatizados. Com isso, não é mais necessário consolidar informações do portfólio de investimentos. Os projetos estão sempre atualizados, seja por integrações com o Project Online e  ERPs, ou com a funcionalidade de atualização do forecast pelo usuário-chave do projeto.

Através dessa funcionalidade exclusiva, os usuários informarão os dispêndios e forecast, tornando o processo de report automatizado.

Além de tudo isso, o Teams Ideas registra as principais modificações do Business Case e permite comparar as entregas realizadas com a proposta aprovada. Iniciando o processo de post-audit automaticamente é possível garantir a apuração do retorno financeiro e qualitativo dos projetos.

Com o Teams Ideas você estabelece governança sem adicionar burocracia e garante que apenas projetos com nível adequado de estruturação sejam priorizados no portfólio. Isso permite que a seleção e priorização de projetos de investimentos tenham mais transparência, objetividade e padronização.

Quer saber mais sobre como priorizar seu portfólio de investimentos? Assista ao nosso Webinar Alocação de capital em projetos de investimento: automatizando o processo com Team Ideas.

Henrique Ludgero Casagrande é Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios na Prosperi

Experiência com análise e gestão de investimentos em grandes empresas, com sistematização e digitalização de processos. Realização de projetos para os principais grupos empresariais brasileiros, com diversificação nas verticais de negócio de petróleo, construção civil, manufatura e mineração.