ferramentas de planejamento estratégico

3 ferramentas de planejamento estratégico que te ajudarão a pôr o seu plano de negócio em prática

Você sabe quais são as melhores ferramentas de planejamento estratégico que ajudarão a pôr o seu plano de negócio em prática? Existem diversas alternativas que são possíveis de serem implementadas nas organizações e, consequentemente, contribuírem para o desempenho do seu empreendimento.

O planejamento é uma atividade essencial para as organizações por diversos motivos. Eles contribuem para as empresas a alcançarem melhor os seus objetivos, a reduzirem as incertezas e a implementarem as melhores estratégicas.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre esse tema. Pensando nisso, neste post explicaremos o que é o planejamento estratégico e ainda destacaremos quais são as ferramentas existente nesse universo. Boa leitura!

O que é o planejamento estratégico?

Antes de explicarmos quais são as ferramentas de planejamento estratégico, é necessário destacarmos sobre o significado desse conceito. Durante a fase de planejamento, de forma resumida, define-se os fins e os meios para o alcance dos objetivos. Dessa forma, há a definição de objetivos e estratégias visando o alcance dos resultados.

Agora, você deve estar se perguntando: o que é o planejamento estratégico? Como o próprio nome diz, ele é focado no desempenho de estratégias para o alcance dos objetivos. 

Na maioria das vezes, essa etapa do planejamento é feita pelos diretores ou gestores da empresa, pois eles têm a visão da organização como um todo. É necessário conhecer os diversos departamentos da companhia e as questões externas para identificar as potencialidades, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades. A partir dessas informações, torna-se possível pensar em boas estratégias.

Vale ressaltar ainda que essa modalidade de planejamento é de longo prazo, pois está relacionada aos objetivos da organização. A partir do que for definido nessa etapa, define-se as ações a serem executadas em cada departamento (planejamento tático) e as tarefas cotidianas a serem feitas visando otimizar os resultados (planejamento operacional). 

Quais as ferramentas de planejamento estratégico?

Análise SWOT

Trata-se de uma das ferramentas mais completas de planejamento estratégico, pois ajuda a  analisar questões internas e externas que podem interferir no desempenho da organização como um todo.

Os fatores internos podem ser trabalhados e referem-se aos pontos fortes e fracos da empresa. Os aspectos externos, por sua vez, fazem referência às ameaças e oportunidades, ou seja, de que forma elementos políticos, tecnológicos, econômicos, etc, podem interferir no desempenho do seu negócio.

5 Forças de Porter

Essa ferramenta estabelece os fatores competitivos mais relevantes para as empresas de um mercado específico. São eles:

  • Rivalidade: faz referência à competição entre a concorrência;
  • Poder de Negociação dos clientes: está relacionado com o grau de competitividade entre as empresas. Quanto menor a demanda e maior o número de companhias, maior é o poder de barganha por parte dos consumidores. O contrário também é verdadeiro;
  • Poder de Negociação dos fornecedores: segue a mesma lógica da questão anterior e quanto maior esse poder, mais os fornecedores terão controle sobre os preços;
  • Ameaça de Novos Concorrentes: o surgimento de novos concorrentes pode representar uma queda de participação da sua companhia;
  • Ameaça de Produtos Substitutos: refere-se à possibilidade dos seus produtos serem substituídos pelos os da concorrência.

Canvas

Trata-se de uma ferramenta que ajuda as empresas a definirem o modelo de negócio. Basicamente é dividida em quatro etapas.

  • Como: nesse momento define-se quais serão as atividades e os recursos principais (equipamentos, pessoas etc.) do empreendimento;
  • O que: define-se qual será a proposta de valor, ou seja, como a sua companhia vai gerar valor no mercado;
  • Para quem: chega-se o momento de definir qual será o perfil de clientes, como será o relacionamento e os canais de comunicação com o consumidor;
  • Quanto: define-se quais serão as fontes de receita e a estrutura de custo.

O grande ponto positivo dessa ferramenta é que ela oferece uma visão geral e flexível da sua organização. Dessa forma, ela potencializa a criação, a diferenciação e a inovação da sua companhia no mercado.

Conclusão

O planejamento estratégico é indispensável, pois ajuda os gestores a terem uma visão global da empresa e, consequentemente, estabelecerem estratégias eficazes. Há diversas ferramentas que podem auxiliá-lo nessa ação e, por esse motivo, vale muito a pena estudar sobre esse assunto para definir qual ferramenta se adapta melhor a sua companhia para auxiliar nas tomadas de decisão.

Este post explicando sobre quais são as principais ferramentas de planejamento estratégico foi útil para você? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.