Aceleração de tendências para gestão de projetos em 2021

Aceleração de tendências para gestão de projetos em 2021

Quem trabalha na gestão de projetos a algum tempo lembra como ela era há 10 anos. Metodologias mais engessadas, poucas ferramentas de apoio a gestão de projetos, times pequenos e, claro, projetos com menor complexidade.

No decorrer da última década, no entanto, esse cenário mudou consideravelmente. Com a evolução da tecnologia e a crescente necessidade de transformar os processos internos por meio dela, a disciplina de gestão de projetos passou por profundas transformações para atender a nova realidade em empresas de todos os portes e indústrias.

As mudanças dos últimos anos foram ainda mais impulsionadas com a pandemia do coronavírus. As medidas de distanciamento social aplicadas como forma de barrar a propagação do vírus fizeram com que as empresas se vissem obrigadas a acelerar suas transformações digitais, permitindo que funcionários tivessem acesso aos recursos de trabalho de qualquer lugar.

Isso impulsionou ainda mais a condução de novos projetos empresariais e a aplicação de metodologias de gestão de projetos.

O resultado foi a aceleração de tendências, que estão impactando o setor não só em 2021, mas continuarão moldando a forma como os projetos são gerenciados ao longo dos próximos anos.

Nesse artigo falaremos um pouco sobre algumas tendências que foram aceleradas e se transformaram em realidade na maioria das empresas. 

1. Maior dependência de equipes digitais e remotas

A gestão de projetos, assim como outras áreas, extrapolou os limites do escritório físico. Isso aconteceu devido a uma série de fatores que já eram notados mesmo antes da pandemia do coronavírus, incluindo a busca por maior conectividade, a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho e o crescimento da economia compartilhada. Hoje, equipes totalmente digitais e remotas são mais comuns do que nunca. 

A pandemia, no entanto, serviu como um acelerador dessas mudanças. Para proteger funcionários e reduzir a propagação do vírus dentro das suas localidades, empresas de todo mundo adotaram políticas de teletrabalho — muitas delas já assumiram a adoção do novo formato mesmo depois que a pandemia acabar. Com isso, os gerentes de projeto se viram em face a novos desafios.

Esses desafios, em geral, estão ligados à perda de contato entre os membros da equipe e a realização de funções colaborativas entre eles. No entanto, isso não significa, necessariamente, que a gestão de projetos perde em eficiência quando é trabalhada por equipes remotas. O trabalho remoto oferece muitos benefícios, incluindo maior flexibilidade e a chance de atrair e reter talentos de todo o mundo.

Uma vez que o aumento do trabalho remoto tende a continuar mesmo depois que a crise global de saúde diminuir, uma das tendências para a gestão de projetos é que os gerentes deverão encontrar maneiras de reduzir o atrito ou as ineficiências que possam surgir.

Isso inclui ir além de adotar soluções na nuvem de gestão de projetos que estimulem a colaboração, a troca de ideias e o monitoramento das atividades de um projeto.

Veja mais >> Como fazer uma gestão de portfólio de projetos em 9 passos

2. A expansão da inteligência artificial (IA) e automação

Há muito buzz em torno da inteligência artificial e seus impactos, que já podem ser definidos como uma das tendências para a gestão de projetos.

Muitas organizações já começaram a usar IA na gestão de projetos para realizar atividades diárias que exigem esforço humano por meio da automação de tarefas. O resultado disso vai além de agilizar a execução de etapas simples de um projeto, mas também é útil na geração de dados para medir o desempenho.

Uma das tendências para a gestão de projetos é usar a automação para executar as mais diversas tarefas, que podem ir desde o agendamento de reuniões até a tomada de decisões informadas com base nos insights capturados.

No entanto, para que a aplicação de IA seja bem-sucedida, é preciso saber como e onde ela pode ser bem aproveitada para a aumentar a eficiência no gerenciamento de um projeto.

Ao contrário do que se pensa, o uso da automação também abre caminho para a construção de relacionamentos entre os membros da equipe e entre a equipe e o cliente. Além disso, ela permite que seu time possa dedicar a tarefas de maior valor para a conclusão do projeto.

Para finalizar, a IA tem possibilitado aos gestores obter estimativas de duração, custos e progresso de um projeto muito mais precisas, ajudando a definir cronogramas mais realistas.

3. Metodologias de entrega de projetos sob medida

As metodologias de gestão de projetos não são nenhuma novidade. O método em cascata, que prevê a execução das atividades de um projeto de forma linear, já é considerado a metodologia padrão (tradicional) na maioria das empresas.

Este método oferecia uma maneira simples e fácil de gerenciar pelos gestores responsáveis pelo projeto, no entanto, seu formato rígido e pouco focado no cliente fez com que novas metodologias mais dinâmicas surgissem.

O início do século 21 viu surgir o Manifesto Ágil, a base para novas e diversas metodologias de gestão de projetos que surgiram nos últimos anos. Mas mesmo o Ágil, com toda sua interatividade, também apresentava problemas em face às mudanças constantes que vemos quase que diariamente no cenário da tecnologia.

Embora Ágil e Cascata ainda sejam os métodos mais comuns, cada vez mais vemos a hibridização de metodologias de gestão, com uma aplicação mista das melhores opções de acordo com cada fase de um projeto.

Isso somou-se à aplicação dos conceitos Lean à gestão de projetos. Kanban e Scrum são apenas alguns dos conceitos trazidos da manufatura enxuta para otimizar o uso dos recursos em um projeto. Além disso, a criação de metodologias específicas por setor (com as metodologias criadas para o desenvolvimento de software) também têm marcado a busca por ainda mais eficiência na gestão de projetos.

Nos próximos anos, veremos essa tendência pela hibridização de metodologia crescer, à medida que as organizações continuam a buscar novas maneiras de enfrentar os desafios de gerenciar projetos em ambientes cada vez mais dinâmicos e incertos.

Não há dúvidas de que o campo da gestão de projetos muda a cada ano que passa. As organizações que querem ter sucesso — aproveitando o poder que a ideação e novos projetos pode trazer à busca por alcançar seus objetivos de negócios — devem procurar se manter atualizadas com as principais transformações nas práticas de gestão de projetos!

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo como otimizar a gestão de projetos e veja também as melhores práticas de análise e seleção de projetos de investimento!